O Empreendedorismo Feminino como Ferramenta de Transformação!

10/03/2022

O que você quer ser quando crescer? Mal sabiam as meninas, que o desafio social seria imenso e exigiria muita luta e cabeça erguida.  

Empreendedorismo feminino é o movimento que reúne negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres

Em um sentido mais amplo, ele pode ser entendido, também, como as iniciativas de liderança feminina, incluindo a atuação das mulheres em altos cargos dentro de empresas. 

“Ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.” Sebrae 

Mas o empreendedorismo feminino vai além dessa definição, representando uma quebra de paradigmas quanto à capacidade de liderança da mulher. 

É por isso que o empreendedorismo feminino vem ganhando força e apoio de organizações e pessoas por todo o planeta. 

Um estudo dá Crunchbase mostrou que os aportes em startups fundadas apenas por mulheres na América Latina passaram de US$ 14 milhões em 2019 para zero em 2020. 

O Female Founders Report 2021 mostrou que, no Brasil, apenas 0,04% do volume investido em startups em 2020 foi destinado àquelas lideradas por mulheres.  

No mercado brasileiro de negócios de impacto, o Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental de 2021 mostrou que mulheres empreendedoras acessam menos programas de aceleração, recebem menos investimentos e seus negócios têm menos chance de atravessar o vale da morte, o período em que as companhias investem.

Esta reportagem menciona outros dois estudos. Os dados coletados pela First Round Capital descobriram que as empresas fundadas por mulheres tiveram um desempenho 63% melhor do que aquelas fundadas exclusivamente por homens. Ainda, uma pesquisa da Fundação Ewing Marion Kauffman descobriu que equipes lideradas por mulheres geram um retorno de investimento 35% maior do que equipes exclusivamente masculinas 

Este outro estudo, de 2018, mostrou que, na interação com empreendedores (perguntas e respostas após o pitch) de startups com qualidade e necessidade de capital similares, os investidores de venture capital faziam diferentes tipos de perguntas para empreendedores e empreendedoras: tendiam a fazer perguntas aos homens focando majoritariamente no potencial de ganhos e às mulheres na prevenção de perdas. 

As mulheres empreendedoras representam cerca de um em cada três empreendedores orientados para o crescimento ativos no mundo de hoje.  
 
Dezenas de milhões de mulheres em todo o mundo estão causando um impacto significativo no mundo. Fomentar o empreendedorismo feminino garante que as mulheres conquistem cada vez mais espaço, e sejam donas de negócios que estão iniciando e desenvolvendo empresas de alto crescimento.  
 
O Relatório de Empreendedorismo Feminino GEM 2020/2021 mostrou que o empreendedorismo feminino é um fator fundamental de promoção do crescimento econômico inclusivo nas economias em desenvolvimento.  

 
“A discriminação de gênero é um dos principais fatores que levam as pessoas a serem deixadas para trás. Repetidas vezes, a pesquisa do GEM lançou um holofote revelador sobre as mulheres empreendedoras, produzindo dados que comprovam a crescente desenvoltura, criatividade e capacidades das mulheres quando se trata de construir empresas que crescem e prosperam.” disse Aileen Ionescu-Somers, Diretora Executiva do GEM.  
 
A pandemia atrasou gerações de igualdade de gênero com a tripla ameaça do tamanho das pequenas empresas, impactos do setor da indústria pesada e a carga adicional de cuidados familiares, além das demandas de trabalho.  
 
Os países da região da América Latina e do Caribe (ALC) incluem algumas das economias empreendedoras mais vibrantes do mundo. Por exemplo, as mulheres na Colômbia eram duas vezes mais propensas que os homens a relatar a venda de uma oferta inovadora (45,5% vs 24,1%). As mulheres empreendedoras na ALC também têm as maiores taxas de fechamento de negócios do mundo: 20% mais altas do que os homens empreendedores, sugerindo um alto nível de volatilidade e incerteza em seus mercados. 
 
 

Veja o evento Especial do GEM sobre Empreendedorismo Feminino na Expo 2020 Dubai: 

Há inúmeros exemplos em outros setores, das empreendedoras que trabalham com ciência e tecnologia até aquelas que se dedicam a ajudar outras mulheres a abrir seus próprios negócios. 

O empreendedorismo feminino colabora para a construção de uma sociedade mais justa, gerando oportunidades de liderança para as mulheres. 

Embora elas representem 52% da população brasileira, só ocupam posições de destaque em 13% das 500 maiores empresas no país. 

O movimento ainda favorece a diversidade de negócios no mundo, destacando perspectivas inovadoras identificadas pelas empreendedoras. 

Apesar dos desafios, muitas mulheres estão tomando a dianteira e fazendo a diferença no mundo, através da criação de negócios de impacto social e econômico. 

Por isso, o movimento está crescendo e deve ser apoiado para diminuir as desigualdades de gênero e aumentar a diversidade

Gostou do assunto? Quer conhecer um pouco mais sobre as nossas empreendedoras? Clique aqui e boa leitura

Fontes: 

https://www.gemconsortium.org/

https://labsnews.com/pt-br/artigos/negocios/financiamento-america-latina-startups-fundadas-apenas-por-mulheres/

https://materiais.distrito.me/mr/female-founders-report

https://mapa2021.pipelabo.com/

https://www.forbes.com/sites/falonfatemi/2019/03/29/the-value-of-investing-in-female-founders/?sh=427f4275ee4d

https://journals.aom.org/doi/abs/10.5465/amj.2016.1215

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/

Categoria: VIBEE UNIMED

Todos os direitos reservados à Unimed VTRP.