Empreendedorismo feminino: inspirações e dicas das founders

18/11/2022

No Dia Nacional do Empreendedorismo Feminino, nossas founders relatam as suas inspirações e dão dicas para quem está iniciando.  

Carolina Fernandez
Co-Founder & CMO Lauduz 

Desde pequena sempre fui muito determinada e gostava de ajudar as pessoas. Passei em medicina em uma universidade federal aos 17 anos. Aos 23 anos já estava formada e tinha um emprego como médica concursada. 

Foi então que percebi que eu queria e poderia fazer mais, deixando um maior legado para o mundo. Assim, larguei a estabilidade por opção, e fui  buscar construir uma história de impacto e liberdade. Nesse momento ainda não sabia como faria isso, apenas dei o primeiro passo. 

Fui me especializar, e nesse momento imergi em autoconhecimento e reconexão com meu propósito.  Foi então que reencontrei a Lauduz, onde já havia trabalhado em 2020 durante o projeto filantrópico da pandemia. Meu engajamento na empresa foi se tornando natural, ajudei a pivotar nossa startup, tornando-me co-fundadora e sócia da Lauduz em dezembro de 2021. 

A Lauduz me despertou para o empreendedorismo em tecnologia na saúde, um mundo que tinha muito em mim e eu nunca havia imaginado. O que mais me inspira em ser empreendedora é a possibilidade de impactar positivamente , de forma direta ou indireta, um número de vidas imenso e escalável. É um desafio que me instiga a ser cada dia melhor e a investir em desenvolvimento pessoal, o que sempre amei. A rotina é intensa, mas os aprendizados, conquistas e conexões diárias me dão muita energia e brilho no olho para continuar a crescer. 

Se pudesse dar uma dica para outras empreendedoras, ou mulheres que queiram empreender, seria: apenas comece. Não espere o momento ideal para viver a vida que deseja. Invista em autoconhecimento, encontre o que verdadeiramente te motiva, confie em si mesma e dê o primeiro passo. Você consegue dar mais um passo agora. E com o tempo as coisas vão fazer sentido e tudo vai fluir. 

Tatiane Frainer
Co-Founder da Cuidador 

Minha inspiração nesses anos todos sempre foi minha avó. Dona Branca saiu do interior rural de Ibirapuitã/RS, e foi para Passo Fundo/RS, tentar a vida como costureira. Sozinha com muito trabalho e dedicação, conseguiu juntar dinheiro para trazer toda a família para a “cidade”. A clientela fiel que arrecadou durante os anos, sempre dizia que ela fazia tudo à perfeição. Com todo seu esforço conseguiu realizar o sonho de proporcionar uma vida melhor para todos os seus filhos. Dedicação e trabalho em algo que você acredita, seja para realizar um sonho ou um projeto de vida, sempre vale a pena. 

A dica é acreditar em você e no seu potencial e, se possível, encontrar mais pessoas que também acreditem. 

Érika Monteiro
Co-Founder & COO da Carefy

O que me inspira é acordar todos os dias com um objetivo claro de tornar a saúde mais eficiente no nosso país. É acreditar que podemos usar a tecnologia para melhorar processos e transformar vidas. 

Claro que essa não é uma tarefa fácil nem com poucos desafios. No entanto, é inspirador me sentir desafiada constantemente e gratificante quando os obstáculos são superados. 

Se fosse para dar um conselho para outras empreendedoras seria para elas mostrarem para o mundo a mudança que estão fazendo. Veja como você consegue contribuir ativamente para o ecossistema e mostre os resultados das suas ações. 

Leandra Baptista
Founder da Gcell   

Minha inspiração inicial foi a de levar o conhecimento científico até o mercado. Hoje posso dizer que é o desafio de fazer algo bem diferente do que eu estava habituada em minha carreira acadêmica. Percebo que desde a fundação da Gcell tenho crescido como pessoa e profissional e hoje entendo que ambas as carreiras – acadêmica e empreendedora são de fato complementares. 

Uma dica é se cercar de um time que acredita na ideia e com nível similar de comprometimento. Este alimento é muito importante em todas as etapas do processo, e como em todo relacionamento, precisa ser renovado com frequência. 

Marina Christo
Co-Founder e COO na Lina Saúde. 

O empreendedorismo feminino ainda anda a passos lentos, mas acredito que é justamente isso que mais me inspira no caminho: poder agir pensando que outras meninas no futuro vão encontrar uma trajetória ainda melhor. A representatividade é extremamente importante e espero que um dia eu consiga também inspirar outras meninas a seguirem carreira na inovação e tecnologia. 

A maior dica é não desistir. Estamos aos poucos conquistando um espaço e se hoje estamos aqui é porque outras mulheres não desistiram. Crie uma rede de apoio e busque referências femininas para trocar experiências, isso faz toda a diferença. 

Ihvi Aidukaitis
founder da Receita Digital 

O que me inspira e o que mais me motiva é trabalhar com uma coisa que eu acredito, que de fato pode mudar o mercado que a gente atua, que pode trazer muitas facilidades para muitas pessoas, que toca o meu coração. Como qualquer trabalho tem dias que são muito difíceis, muito desafiadores, mas poder trabalhar com uma coisa que a gente gosta e que a gente acredita, não só com prescrição especificamente, mas com tecnologia e com saúde digital, são coisas que me inspiram e motivam bastante.  

O que mais me inspira é isso, então quando eu vou falar e tentar vender o meu produto, por exemplo, eu estou falando sobre um produto que eu realmente acredito, confio e admiro. Ligado a isso é ver que isso também faz sentido para os meus clientes. As críticas de fato fazem a gente melhorar o nosso produto, mas o que inspira a gente a continuar fazendo o que a gente faz são os feedbacks positivos, pessoas dizendo que gostam muito, que admiram o nosso trabalho, que usar o nosso serviço melhora muito a vida deles, é uma coisa que também me motiva muito.  

Os conselhos que eu daria é percam a vergonha, conversem, perguntem, peçam ajuda, falem e orientem. Percam a vergonha de vender o seu produto desde o primeiro momento, tente vender e as pessoas vão te ajudar a entender o que vale a pena pagar neste serviço. Então tentar vender o produto deve ser a prioridade para quem está empreendendo, desde o dia um.  

Giseli Buffon
Founder da Syntalgae

Inpiração: buscar soluções sustentáveis que melhorem a vida das pessoas. Empoderar mulheres cientistas a continuar fazendo ciência no Brasil.

Dica: seja resiliente e comece! Não espere ter todos os recursos para começar, comece com o que você têm!!!

Categoria: VIBEE UNIMED

Todos os direitos reservados à Unimed VTRP.