Inovação e tendências de mercado em saúde: explorando novidades e futuros caminhos

13/06/2024

O avanço de tecnologias e rápidas mudanças no mercado estão fortalecendo o papel da inovação na saúde. Nesse sentido, founders de healthtechs precisam ficar atentos para manter a competitividade do negócio.

Ao mesmo tempo, a necessária postura proativa da empresa gera inúmeros desafios para as startups. Questões regulatórias e a concorrência pelos recursos são alguns deles. Para enfrentar esses obstáculos, certas medidas precisam ser adotadas por fundadores e suas equipes. 

A inovação no setor de saúde

Tratando-se da área da saúde, pode-se dizer que “resistência” é um termo frequentemente associado à inovação. Isso acontece porque a transformação digital exige uma mudança de mentalidade, tanto dos profissionais, quanto dos pacientes. 

Muitos ainda resistem ao abandono de métodos tradicionais, temendo a complexidade das novas tecnologias e a perda de interação humana. No entanto, a evolução é essencial para melhorar a eficiência e a qualidade das soluções.

Agora, inovar na saúde está mais relacionado a software do que a hardware. Inicialmente, os avanços concentraram-se em maquinários médicos. Com o tempo, os recursos tecnológicos passaram a ter foco em dados e sistemas.

Para Rafael Zanatta, Head do Vibee: 

Até pouco tempo, investir em inovação na área da saúde era comprar novos equipamentos. (…) E hoje, a gente vê muitas soluções que são softwares, que vão por exemplo  interoperar dados para garantir que as informações não fiquem perdidas e que a gente consiga tomar melhores decisões”.

Portanto, ainda que seja desafiador incutir a cultura da inovação, ela é fundamental para o desenvolvimento do setor.

Tendências no mercado das healthtechs

Durante a pandemia do covid 19, iniciada 2020, a telemedicina contribuiu para a manutenção do serviço em tempos de isolamento social. Após a sua consolidação ao longo dos anos, ela se tornou exemplo claro das tendências que chegaram para ficar. 

Outro avanço significativo é a aplicação da inteligência artificial (IA). A IA está revolucionando diagnósticos, tratamentos e a gestão hospitalar. Ela consegue analisar grandes volumes de dados, auxiliando médicos na identificação de padrões e na tomada de decisões. 

Os wearables, dispositivos vestíveis que monitoram saúde em tempo real, também se mostram uma tendência nesse campo. Eles promovem cuidados personalizados, maior controle dos pacientes e dados precisos para profissionais.

Mais um ponto de interesse está relacionado à ampliação do acesso aos benefícios das inovações do segmento. Assim, levar os avanços a populações não privilegiadas é outra medida com potencial no mercado.

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Desafios para healthtechs

Diante de tantas mudanças, as startups do setor de saúde precisam enfrentar situações específicas, que demandam esforços e atenção. 

O primeiro deles está relacionado a questões regulatórias. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outros órgãos estão atentos às movimentações do segmento. Por isso, é preciso manter-se em conformidade com as regras estabelecidas.

Além disso, a segurança de dados é um fundamental, uma vez que as informações de saúde são muito sensíveis. Portanto, as empresas devem implementar medidas robustas para assegurar dados próprios e de parceiros, segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e de outras normas.

O campo de healthtech oferece inúmeras oportunidades para inovação e crescimento, atraindo muitos empreendedores. Frente a tamanha concorrência, é preciso monitorar as atividades de outros players a fim de identificar o que efetivamente tem espaço na saúde.

Como superar esses desafios e explorar novos futuros

Mercado com muitas regulamentações e regras, ao mesmo tempo em que é altamente concorrido, torna-se um cenário desafiador para quem deseja ou já empreende no segmento. Contudo, algumas práticas ajudam a garantir um local de destaque para a healthtech; confira!

Mantenha-se atualizado

Ler notícias, conversar com outros players e acompanhar especialistas são exemplos de ações que o ajudarão a acompanhar as novidades do segmento. Essa postura curiosa e proativa é essencial em termos de negócios e de conformidade legal.

Desse modo, dedique um tempo para monitorar o que é discutido no seu nicho a fim de perceber oportunidades e identificar ameaças. Essas informações também o auxiliarão na tomada de decisão mais assertiva.

Identifique nichos com demanda e potencial de lucro

Analisar as necessidades não atendidas dos pacientes e profissionais de saúde é fundamental em um mercado em constantes mudanças. Por isso, as healthtechs precisam observar nichos que podem gerar boas oportunidades de negócios e estabeleçam a posição da startup no setor.

Forme boas parcerias

A colaboração com outras empresas, instituições de pesquisa e organizações de saúde pode acelerar o desenvolvimento e a implementação de novas tecnologias.

A medida também é importante para ter acesso a recursos adicionais, conhecimentos especializados e uma rede de contatos valiosa, possibilitando um crescimento mais rápido e sustentável.

Seja persistente na busca por novos clientes

Jihan Zoghbi, fundadora e CEO Dr. Tis, afirmou no Vibee Podcast que o cliente é o maior investidor do negócio. Dessa maneira, a empreendedora complementa que é preciso usar a perseverança em suas abordagens para encontrar o melhor comprador para a startup: 

Falo para quem tá começando: se falou com um cliente e não deu certo, fale com dois, fale com três, com dez, com cem. Você vai achar o cliente certo para você, mas não desista”.

Seja flexível

Assim como o mercado muda com frequência, as demandas dos clientes também. Dessa maneira, é preciso ter flexibilidade na medida certa para compreender a dinâmica das necessidades e atendê-las em tempo hábil.

Zoghbi também diz que é necessário entender quando certos produtos precisam “morrer” para dar espaços a novas soluções, que efetivamente sejam úteis.

Conte com o Vibee

Por fim, se conectar ao Vibee, o Hub de Inovação em saúde da Unimed VTRP, é um grande diferencial. Oferecemos programas de aceleração, auxiliando startups a se desenvolverem e a atingirem seus objetivos. 

Como visto, o futuro do mercado da saúde está repleto de inovação e tendências. Manter-se atualizado sobre o que está acontecendo e ser flexível às demandas são algumas medidas que contribuem para manter as startups competitivas.

Agora, saiba como podemos colaborar para o sucesso do seu negócio. Entre em contato com o Vibee!

Categoria: VIBEE UNIMED

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