O profissional de marketing e as estratégias na comunicação das Startups.

09/05/2022

Desenvolver um produto ou serviço inovador é só uma das pontas a serem pensadas na construção de uma Startup, e o profissional de marketing pode te ajudar!

Como era o mundo antes do Marketing? Onde não era comum pensamentos estratégicos e essenciais, como o que vemos no mercado hoje em dia? Não existe uma data específica referente a origem do Marketing, mas é legal e importante trazermos aqui alguns pontos que hoje são prioridade e indispensáveis na criação de qualquer produto ou serviço. Afinal, são esses profissionais que elaboram, executam, inovam, e também são responsáveis pelo sucesso do negócio.

Em nosso dia a dia é comum ouvirmos muito sobre inovação, tecnologia e estratégias. Mas também ouvimos falar sobre negócios que dão errado, ou que ainda estão em estágio de maturação, sem nem pensar sobre a importância do Marketing para o processo de aceleração. Acreditamos que atualmente a maioria dessas estagnações no mercado se dão pela falta de planejamento de marketing e conhecimento necessário das pessoas envolvidas no negócio. 

Começar uma startup é um grande desafio, são muitas pontas pra pensar e monitorar em um curto espaço de tempo, mas uma das mais importantes é a elaboração de um bom planejamento e execução de uma estratégia de marketing muito bem pensada e estruturada para alcançar os objetivos que se quer e que precisam ser bem definidos.

Traçar uma estratégia de marketing para uma startup demandará bastante dedicação, estudos e planejamento. As estratégias buscam entender o público alvo para qual seu produto é relevante, mesmo que você saiba que ele é único e que fará a diferença, mas é preciso chegar nessas pessoas.

É através das estratégias de marketing que, de fato, o público vai começar a saber para o que serve o seu produto e se é realmente útil. O marketing vai educar o mercado sobre as vantagens e qualidades, deixando claro de como o produto vai solucionar algum problema que ele mesmo desconhece. 

O orçamento de Startup’s são sempre limitados, não vale a pena gastar energia em grandes campanhas, foque no necessário e escolha os canais certos para investir.

Use as Redes Sociais a seu favor

Entre em contato com seu público, divulgue seu conteúdo, coloque esforço nos locais em que ele está, que certamente não é “todos”. O esforço de marketing deve acontecer exatamente onde seu público está ativo, a fim de explorar as funções de cada canal de contato.

Costumamos ouvir “rede social é casa alugada”, acredite, pois é mesmo. Não coloque todo seu conteúdo dentro dela, tenha seu próprio site. Nem precisamos falar para “pensar mobile” né? Tem coisas que já precisam nascer com as Startups, como um App próprio ou sua própria plataforma de conteúdo.

Mas e o Growth Hacking?

Criado por Sean Ellis, fundador e CEO da Qualaroo, em 2010, já ajudou diversas Startups a crescerem rapidamente. Muito utilizado para aumentar base de contato e usuários através de experiências positivas, mas calma, saiba qual o estágio do seu negócio e se faz sentido para o seu negócio. Essa é apenas uma das estratégias que um profissional de marketing pode auxiliar você.

Se você deseja crescer, é importante que seus programadores pensem na experiência do usuário e que seu time de marketing entenda como a tecnologia pode auxiliá-lo. As estratégias são pensadas juntas, e não mais separada por times, como há algum tempo atrás.

Então é só criar um planejamento e pronto?

Muitos vão pensar que é só seguir o planejamento e tudo certo. Errado. O planejamento norteia e auxilia nos testes, toda estratégia deve ser acompanhada e se for importante, ter suas adaptações ao longo dos processos. O desenvolvimento constante de ferramentas digitais nos força a mudar e começar de novo o tempo todo, mudando muitas vezes o comportamento do usuário e de empresas, fique de olho também nas tendências e adapte-se.

De olho na diversidade

Apoiar e agir são coisas diferentes. Quando falamos de diversidade, a ideia é analisar o cenário atual e entender como podemos melhorar, afinal um ambiente mais diverso significa mais criatividade e inovação. Encontre profissionais de marketing que vão deixar isso muito vivo dentro do seu negócio.

Apesar de startups serem diferentes, o direcionamento é e sempre será o mesmo. O marketing é uma poderosa ferramenta para startups, já que, não apenas ajuda no lançamento e posicionamento do negócio, mas também no seu desenvolvimento e crescimento.

Categoria: VIBEE UNIMED

Todos os direitos reservados à Unimed VTRP.