Valuation para startups:

20/03/2024

Desafios e estratégias para encontrar o valor de mercado do negócio

Qual seu valor?

O atual cenário econômico afetou as rodadas de investimento mundo afora. Entre os efeitos desse panorama de juros altos e queda das ações de empresas tech está a queda no valuation de startups. Mas, o que ele é de fato e como se relaciona com empresas nascentes ou em desenvolvimento?

O método de avaliação do valor de um negócio é um dos parâmetros usados por investidores para analisar seus aportes. Com esse dado em mãos, é possível examinar com mais cuidado se o investimento em uma companhia é atrativo ou não.

O valuation já é uma informação complexa de ser obtida até mesmo para negócios estabelecidos e estruturados. Para startups, ele pode ser ainda mais difícil de ser conseguido. 

A fim de ajudá-lo nessa tarefa de mensurar o valor da sua empresa, preparamos este conteúdo para você:

  • O que é valuation?
  • Como a avaliação da startup é feita?
  • Desafios e estratégias para startups relacionados ao valuation
  • Considerações sobre valuation para startups

Acompanhe!

O que é valuation?

Valuation é, de modo simplificado, o valor de uma empresa no mercado. Para chegar a essa informação, são usadas a abordagem objetiva (histórico real de dados) e subjetiva (elementos intangíveis).

A avaliação pode ser solicitada em diferentes transações relacionadas ao negócio, normalmente em momentos de fusão/aquisição e proposta de investimento (esta última, mais comum ao universo das startups).

Em relação a investimentos, o valuation pode ser feito antes do aporte de capital recebido pela empresa (pré-money) e após o recebimento desse valor (post-money).

Como a avaliação da startup é feita?

Existem três principais métodos para se chegar ao valor de um negócio: fluxo de caixa descontado, múltiplos de mercado e valor patrimonial. 

Mas, vale observar que pode ser difícil aplicar essas metodologias em empresas que ainda não tem informações robustas ou que tem poucos dados para serem trabalhados.

O fluxo de caixa descontado, por exemplo, considera os ativos tangíveis e intangíveis do negócio, como entradas e saídas de dinheiro, além da capacidade da companhia para obter novos clientes. Assim, são projetados cenários futuros, descontando-se os riscos. 

Os múltiplos de mercado, por sua vez, utilizam indicadores financeiros para analisar o valor da empresa com base em informações como múltiplo EBITDA e múltiplo de lucro.

Já o valor patrimonial analisa ativos, passivos e o patrimônio líquido da organização para chegar ao valuation.

Devido à necessidade dessas informações, esses modelos podem não ser adequados para a avaliação do valor de startups. 

Métodos como o “Subjetivo de Berkus”, que considera critérios subjetivos, e a “avaliação objetiva”, que utiliza dados concretos da empresa, podem ser mais relevantes para a tarefa.

Você pode conferir detalhes sobre essas metodologias baixando o e-book Guia do Valuation para Startup do Vibee, Hub de Inovação da Unimed VTRP.

Desafios e estratégias para startups relacionados ao valuation

Como você viu, as maneiras tradicionais para avaliação do valor de um negócio podem não ser facilmente aplicadas a startups. Mas, esse é apenas um dos desafios enfrentados pelas empresas em relação ao tema. 

A seguir, você confere os aspectos desafiadores em relação à metodologia e quais estratégias podem ser usadas para vencê-los. Veja!

Desafios no processo de valuation para startups

  • Escassez de dados financeiros: startups muitas vezes têm históricos limitados de desempenho financeiro, o que dificulta a aplicação de métodos tradicionais de valuation. Assim, a falta de dados pode ser um desafio ao estimar o valor do negócio;
  • Incerteza quanto ao futuro: empresas nascentes ou em validação ainda podem estar incertas em relação à sua capacidade de gerar resultados no longo prazo. Logo, prever o desempenho futuro e incorporar essa incerteza no valuation é um desafio significativo;
  • Falta de benchmarking: muitas startups operam em setores inovadores e disruptivos, o que dificulta encontrar companhias comparáveis para fins de benchmarking. A ausência de referências claras pode complicar a avaliação precisa do valor da empresa.

Estratégias para vencer os desafios da avaliação

Ao enfrentar desafios como esses durante o processo de valuation, algumas medidas podem ser tomadas. Uma delas é a tentativa de abordagens variadas. Considerando a falta de dados, as empresas podem recorrer a metodologias que considerem questões intangíveis, como o mencionado Método Subjetivo de Berkus.

Além disso, é importante focar em métricas realmente relevantes. Então, em vez de depender exclusivamente de indicadores financeiros tradicionais, as startups devem identificar métricas-chave que façam sentido para o seu modelo de negócio e setor. 

Entre elas, podemos mencionar o crescimento da base de usuários, análise de protótipo e/ou Mínimo Produto Viável (MVP), expertise do time de fundadores, avaliação dos riscos do mercado, entre outros.

Mais uma estratégia que pode ser adotada é considerar o potencial de crescimento. Para Rafael Zanatta, Head no Hub de Inovação Vibee Unimed:

A startup normalmente está vendendo um projeto de futuro. Então, os números atuais dificilmente representam o que ela tem capacidade de ser no futuro, não é?”.

Por isso, a avaliação do valor de mercado de uma startup deve destacar a sua visão estratégica, o mercado-alvo, as vantagens competitivas e os planos de expansão da empresa, focando no potencial de crescimento para atrair investidores e justificar o valor estimado.

Considerações sobre valuation para startups

Ainda que seja complexo chegar a números sobre negócios nascentes e em desenvolvimento, é possível, sim, fazer o valuation das startups. 

O mercado tem achatado os valores nos últimos anos em decorrência de diversos fatores econômicos. Entretanto, a informação ainda é bastante relevante nas rodadas de investimento.

Orlando Cintra, fundador e CEO do BR Angell, associação nacional de investimento-anjo, afirmou à revista Exame que: 

Tivemos o momento em que todos falavam que o investimento em inovação só crescia, fundos e mais fundos sendo criados e valuations nas alturas. 

Agora, dizem que não tem mais dinheiro, que os negócios devem apertar cintos e que os unicórnios estão escassos. De certo modo, isso é verdade, e a correção é desejada para manter os parâmetros de qualidade do ecossistema. 

No entanto, nenhuma grande crise afetou o setor a ponto de regredir a patamares catastróficos, como vemos muita gente pregar. Longe disso, é uma desaceleração — pelo menos até agora — suave”.

Portanto, o conhecimento sobre valuation continua muito importante se você está à frente de uma startup ou deseja abrir um negócio inovador.

Então, para saber ainda mais detalhes sobre os métodos de avaliação de valor de mercado, baixe agora o e-book Guia do Valuation para Startups.

Categoria: VIBEE UNIMED

Todos os direitos reservados à Unimed VTRP.