Dia Mundial da Saúde: saiba o que significa a data e veja o panorama do setor

16/04/2024

O Dia Mundial da Saúde é celebrado todos os anos em 7 de abril, relembrando a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948. Para a data, uma questão específica de saúde global é eleita, dando a ela um foco especial. 

A celebração tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a população em torno de temas relevantes para a promoção do bem-estar. Assim, essa é uma oportunidade para destacar desafios da área e promover ações que visam a melhoria da qualidade de vida em todo o mundo. 

Panorama da saúde no Brasil e no mundo

Agora que você conhece a origem da data, que tal descobrir informações relevantes sobre o setor? Confira, a seguir, importantes dados sobre a saúde ao redor do planeta! 

Saúde na América Latina e Caribe

O panorama da saúde na América Latina e Caribe é um estudo feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o Banco Mundial. Em 2023, ele destacou dois temas cruciais.

O primeiro deles foi o impacto da pandemia de COVID-19. Ela revelou os custos humanos, sociais e econômicos dos choques de saúde, com 2,3 milhões de mortes em excesso. Isso representou 15% do total global, apesar de a região abrigar apenas 8,5% da população global, segundo o levantamento. 

Países como Argentina, Venezuela e Cuba registraram menor mortalidade excedente; enquanto Peru, Bolívia e México enfrentaram números mais elevados.

Além disso, a expectativa de vida da região ainda está abaixo da média da OCDE, com altas taxas de mortalidade infantil e materna. Mesmo com melhorias, doenças não transmissíveis continuam sendo a principal causa de morte, destacando a necessidade do combate ao sobrepeso e obesidade.

O estudo ainda mostrou que, embora os gastos com saúde tenham aumentado na região, eles também estão abaixo da média da OCDE. A dependência excessiva de gastos privados e a falta de investimento público adequado continuam sendo desafios significativos para América Latina e Caribe.

Um bilhão de pessoas vive com transtornos mentais no mundo, diz OMS

A Agência Brasil noticiou dados de um relatório recente da OMS, com uma estatística alarmante. Cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo vive com algum tipo de transtorno mental — e, de modo surpreendente, 14% desse total é composto por adolescentes.

No Brasil, uma pesquisa sobre saúde mental na infância e adolescência apontou um fenômeno crescente: a automutilação. O comportamento envolve causar danos ao próprio corpo, como cortes, perfurações e queimaduras.

Ainda de acordo com o estudo coordenado pelo professor e doutor em Psicologia Clínica, Antônio Augusto Pinto Junior, 83% dos casos estão relacionados a conflitos familiares. Diante desses resultados preocupantes, a colaboração dos agentes de saúde com as escolas é fundamental. 

A conscientização sobre a importância do apoio emocional e a prevenção da violência doméstica, entre outras, são ações que ajudam a gerar um ambiente seguro e acolhedor para os adolescentes.

Brasil fica em 11º lugar entre 30 países em ranking global de saúde dos profissionais

O ambiente de trabalho é muito relevante para a saúde e bem-estar dos funcionários. Uma pesquisa do McKinsey Health Institute, com 30 mil trabalhadores, revelou que mais da metade deles relataram ter uma boa saúde geral. 

No Brasil, 62% se consideram saudáveis de forma holística. Isto é, o conceito contempla os aspectos mental, físico, espiritual e social.

A conexão entre satisfação no trabalho e bem-estar geral é de grande importância. De acordo com o levantamento, funcionários com experiências positivas no trabalho tendem a ter melhor saúde holística, além de serem mais inovadores e produtivos. 

O esgotamento laboral está relacionado especialmente ao estresse. A saúde, por sua vez, está ligada a facilitadores, como liderança eficiente e uma cultura positiva. Pessoas esgotadas são menos produtivas e têm mais chance de se afastarem — o que pode levar o negócio a ter prejuízos. 

Desse modo, as empresas devem criar culturas de trabalho que apoiem o bem-estar dos funcionários. Nesse contexto, empregadores devem agir pela qualidade de vida dos colaboradores, beneficiando tanto os indivíduos, quanto o sucesso financeiro da própria organização.

Para equilibrar metas de curto prazo com investimentos no bem-estar da equipe, a liderança deve ser adaptativa e se manter proativa a fim de mudar as estruturas organizacionais.

Portanto, priorizar a saúde dos profissionais não é apenas uma obrigação moral, mas também uma vantagem estratégica para as empresas. Aquelas que investem nesse quesito criam ambientes promotores de desenvolvimento pessoal e estabelecem um novo padrão de sucesso do negócio.

Como as startups estão revolucionando o mercado da saúde?

Reforçando a essência do Dia Mundial da Saúde, empresas brasileiras têm feito a diferença no mercado. Dessa forma, healthtechs estão usando avançados recursos tecnológicos para aperfeiçoar o setor e levar mais qualidade tanto aos serviços, quanto à vida dos pacientes.

Um exemplo é a NeuroSteps, que está transformando a gestão do tratamento de TEA. A sua solução permite avaliar o progresso das crianças por protocolos reconhecidos, garantindo uma análise precisa do desenvolvimento de habilidades. 

Outra startup inovadora é a PrevLife. Ela oferece um aplicativo capaz de identificar a probabilidade de lesões na pele representarem câncer, usando inteligência artificial em conjunto com um dermatoscópio. 

O app Mundo BLW é mais um exemplo. Ele simplifica a alimentação das famílias, desde a introdução alimentar do bebê até a primeira infância. Com um vasto conteúdo informativo, incluindo receitas e técnicas de corte seguras, ele oferece orientações para os pais cuidarem da nutrição de seus filhos. 

Além dessas, existem outras dezenas de aceleradas pelo Vibee, Hub de Inovação da Unimed VTRP, que são verdadeiros casos de sucesso. Então, várias startups estão ativamente trabalhando para reunir o mais moderno em tecnologia e saúde. 

Como você conferiu, o Dia Mundial da Saúde é um marco para celebrar a criação da OMS. A data também se tornou um convite para reafirmar a importância do setor ao redor de todo o planeta.

Agora, continue a sua descoberta. Conheça detalhes sobre as aceleradas do Vibee!

Categoria: VIBEE UNIMED

Todos os direitos reservados à Unimed VTRP.