Growth Marketing: o que é e como usar em startups?

29/04/2024

Entender as dores do público-alvo é fundamental para fazer ofertas irresistíveis, não é mesmo? Ao longo dos anos, várias estratégias e práticas foram usadas para esse fim e o Growth Marketing é aquela que atende de modo preciso a essas demandas no atual mercado.

Hoje, a velocidade das mudanças e a competitividade a nível global exigem respostas ágeis das organizações. O Growth Marketing, então, é uma tática a ser estudada por startups que desejam se consolidar e crescer nesse cenário.

O que é Growth Marketing?

O Growth Marketing é um conjunto de ações direcionadas a impulsionar o rápido desenvolvimento e a visibilidade da empresa no mercado. O foco está em alcançar resultados positivos, tanto no ambiente digital, quanto off-line.

Ele é embasado em 3 pilares:

  1. Estratégia: consiste em alinhar todos os setores da organização em direção aos indicadores-chave de desempenho (KPIs) definidos no projeto. Trata-se de um plano meticuloso para atingir metas de crescimento arrojadas.
  2. Tecnologia e Business Intelligence (BI): a integração de diversas plataformas e a análise contínua de dados são elementos vitais no Growth. A abordagem fornece informações relevantes para a tomada de decisão de gestores, dando agilidade para responder ao mercado. 
  3. Canais de Aquisição: aqui entram os canais pagos e orgânicos. Os canais pagos envolvem propaganda digital e outdoors, por exemplo, proporcionando tráfego qualificado. Os orgânicos, por sua vez, buscam visitas sem o investimento direto em publicidade.

É importante destacar que o Growth Marketing não segue um caminho linear. A jornada do cliente é um processo dinâmico, e a estratégia deve conseguir se adaptar a cada fase.

Ampulheta de Vendas: a evolução do Funil comercial

Você já deve ter ouvido falar sobre o Funil de Vendas, certo? Ele é uma representação gráfica que descreve o processo pelo qual passa um cliente em potencial. Suas 3 fases podem descritas desta forma:

  1. Topo do funil: consciência e interesse do potencial cliente;
  2. Meio do funil: consideração da solução pelo lead;
  3. Fundo do funil: decisão de compra e conversão do lead em cliente.

A evolução do Marketing e dos processos comerciais aperfeiçoou tal ferramenta. Agora, outros estágios foram adicionados no pós-venda, com o objetivo de fortalecer o relacionamento com o cliente. 

Surge, então, a Ampulheta de Vendas. Ela é uma evolução do funil e adicionou elementos cruciais à jornada do cliente. Em vez de seguir uma progressão linear, a representação reconhece que as pessoas podem entrar e sair do processo em várias etapas.

Agora, foram inseridas novas fases:

  • Retenção: por intermédio de uma experiência positiva do usuário;
  • Lealdade: com o uso de índices de satisfação do cliente, como NPS;
  • Indicação: com práticas comerciais como up-sell (venda adicional) e cross-sell (venda cruzada).

A ferramenta enfatiza a importância de construir uma marca forte desde o início; isto é, de trabalhar o branding de modo assertivo. Como resultado, será possível gerar consciência e confiança no público já nas fases iniciais de seu processo de compra.

Em seguida, a Ampulheta destaca a necessidade de lançar ofertas irresistíveis (triggers) para converter os interessados em clientes. Então, a startup precisa ser bastante persuasiva para garantir a conversão dos leads. 

Um aspecto interessante da evolução do Funil de Vendas é que ela é mais abrangente. Assim, a Ampulheta considera a complexidade da tomada de decisão do cliente. Além disso, ela destaca a importância de fornecer uma experiência de compra excepcional para impulsionar as conversões.

Como usar o Growth em benefício das startups

Depois de compreender a estratégia e uma de suas ferramentas mais usadas, a Ampulheta, é hora de entender como o Growth Marketing pode ser benéfico para as startups. Confira algumas vantagens:

Eficiência nos gastos

A prática permite que startups otimizem seus orçamentos de Marketing ao se concentrarem em estratégias e canais que oferecem o melhor retorno sobre o investimento (ROI). Isso é especialmente valioso em um ambiente onde os recursos muitas vezes são limitados.

Foco no cliente

O entendimento aprofundado da jornada do cliente gera os inputs certos para personalizar as estratégias. Assim, oferecer uma experiência relevante e envolvente será mais fácil. Como resultado, poderá haver maior satisfação e retenção do cliente.

Escalabilidade sustentável

O Growth Marketing se baseia em processos escaláveis e repetíveis. Isso significa que as estratégias bem-sucedidas podem ser replicadas e ampliadas à medida que a startup cresce, proporcionando um desenvolvimento mais consistente e previsível.

Inovação contínua

O atual ambiente competitivo exige inovação constante. A estratégia promove a experimentação e a adaptação contínuas, possibilitando que os empreendimentos se mantenham à frente das tendências do mercado.

Mensuração clara de resultados

O uso de métricas e KPIs certos oferece uma visão clara do desempenho das estratégias. Desse modo, as startups podem identificar o que realmente funciona em suas campanhas e fazer ajustes para melhorar os resultados.

Atração de investidores

Por fim, startups que mantêm uma estratégia de Growth Marketing bem-sucedida são mais atraentes para investidores. Isso ocorre porque a prática demonstra que a empresa tem uma abordagem estruturada para o crescimento e está focada em alcançar resultados tangíveis.

De modo geral, podemos dizer que o Growth Marketing fornece uma visão ampla sobre a atuação do negócio no ambiente digital e físico. A experimentação e melhoria contínuas, além de análise de resultados, contribuem para o sucesso das startups em mercados voláteis.Agora, continue a sua descoberta.
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