Impressão 3D: como ela tem sido aplicada à área da saúde? Qual é o futuro da tecnologia?

30/04/2024

A impressão 3D vem ganhando espaço no mercado ao longo dos anos — e na área da saúde não seria diferente.

A tecnologia está se desenvolvendo fortemente e sendo aplicada em tratamentos médicos; logo, esse é um campo promissor para as health techs.

Felipe Neves, co-founder e CEO da health tech Fix It, é categórico ao afirmar que “ela já é um caminho sem volta há muito tempo”. E, então, o seu negócio está preparado para essa revolução?

Impressão 3D na saúde: usos e evolução do mercado

A impressão 3D tem diversas aplicações no segmento da saúde. A sua capacidade de personalização  oferece soluções sob medida para pacientes, proporcionando funcionalidade e conforto. 

Órteses (que auxiliam funções corporais) e próteses (que substituem órgãos ou membros) podem ser confeccionadas de maneira precisa com a tecnologia, por exemplo. Assim, itens são criados e adaptados às necessidades das pessoas com o recurso.

Outro marco relevante da impressão 3D é o seu impacto no planejamento cirúrgico. Ela permite a criação de modelos tridimensionais detalhados a partir de exames. Os modelos colaboram para a compreensão do procedimento e possibilitam simulações realistas. 

Além disso, destacam-se as mini impressões. Em escala reduzida, elas são usadas em procedimentos delicados e precisos, como cirurgias em áreas sensíveis do corpo. A sua evolução pode significar avanços significativos na saúde, tornando as ações mais precisas e menos invasivas.

Outro ponto a ser considerado é que diversas tecnologias avançaram consideravelmente nos últimos anos. Antes paralelas, agora elas se encontram e potencializam os resultados. Inteligência artificial, modelagem e outros recursos podem, em conjunto à impressão 3D, revolucionar o mercado.

Para empreendedores na área de saúde, o trabalho abre portas para novas possibilidades, impulsionando o setor a elevados patamares de excelência e inovação.

Vantagens da tecnologia 

Agora que você já conhece detalhes sobre a aplicação da impressão 3D na área de saúde, veja os seus benefícios!

Personalização 

A principal vantagem da tecnologia é a sua capacidade de personalização. Tal característica aumenta a eficácia de tratamentos e proporciona um nível de conforto que provavelmente não seria possível com métodos tradicionais. O atributo vai além da estética, influenciando a funcionalidade das criações.

Procedimentos cirúrgicos aprimorados

A impressão 3D pode elevar o planejamento cirúrgico a um nível superior. A transformação de exames, como ressonâncias e tomografias, em modelos tridimensionais detalhados ajuda os profissionais a uma visão aprimorada da anatomia do paciente. 

Os dispositivos criados facilitam a compreensão do procedimento e permitem simulações prévias pela equipe, tornando as intervenções mais seguras e eficientes. Assim, o planejamento cirúrgico aprimorado pode reduzir riscos, além de tempo de procedimento e de recuperação do paciente.

Flexibilidade de uso

Outro aspecto bastante relevante do recurso tecnológico está associado às suas variadas possibilidades de utilização. Afinal, ele permite desde a criação de modelos simples em escala reduzida até a complexos produtos mais robustos.

A sua flexibilidade, então, oferece aos médicos uma ferramenta valiosa para intervenções menos invasivas e com mais precisão. À medida que a tecnologia evolui, espera-se que esse atributo seja ainda mais proeminente na personalização de dispositivos e procedimentos cirúrgicos.

Eficiência operacional e redução de desperdício

A impressão 3D não apenas aprimora a qualidade dos dispositivos médicos, mas também otimiza a eficiência operacional. Ela pode diminuir o desperdício de material (em comparação a outras técnicas) porque os itens são fabricados de acordo com as especificações exatas, evitando excessos. 

Inovação contínua e acesso a tecnologias avançadas

Finalmente, a saúde poderá ter ganhos significativos com a tecnologia devido a sua constante evolução. Novos materiais e técnicas estão surgindo e darão mais insumos para a personalização e a efetividade nos processos produtivos. 

A contínua busca por avanços beneficia o setor de saúde como um todo. Por isso, empreendedores  podem se manter na vanguarda, oferecendo soluções avançadas aos pacientes e ao mercado.

Futuro da impressão 3D 

Felipe, da Fix It, uma das aceleradas do Vibee, acredita que a tecnologia será cada vez mais comum à rotina dos brasileiros. Ao Vibee Podcast, ele mensurou que as impressoras 3D serão uma realidade para muitas pessoas e empresas em seu dia a dia em cerca de 5 anos.

A seguir, você confere algumas perspectivas para o futuro do recurso na área da saúde.

Personalização em níveis elevados

A tendência é que essa qualidade atinja níveis extraordinários. A impressão 3D permitirá a criação de dispositivos praticamente únicos, melhorando consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes.

Inovações em materiais avançados

Com o avanço da pesquisa em materiais, a tecnologia se beneficiará de substâncias mais duráveis, biocompatíveis e inovadoras. Novos compostos serão desenvolvidos, expandindo as possibilidades de aplicações, desde implantes simplórios até dispositivos médicos de última geração.

Cirurgias guiadas por tecnologia

O planejamento cirúrgico continuará a evoluir, permitindo intervenções mais precisas. Modelos 3D detalhados guiarão cirurgiões durante procedimentos complexos, proporcionando visões aprimoradas e reduzindo riscos.

Democratização do acesso

À medida que a tecnologia se tornar mais comum, se intensificará o acesso aos benefícios da impressão 3D na saúde. Startups e empreendedores terão um papel fundamental nesse processo, promovendo produtos e serviços acessíveis e inovadores. 

Novas soluções a partir da tecnologia 

Mais pessoas terão impressoras. No entanto, elas terão o conhecimento técnico e a expertise necessários para operá-las? Nesse ponto, as startups podem encontrar oportunidades para a oferta de soluções em software que atendam às demandas do público, resolvendo as suas dores. 

Para o CEO da health tech, o atual estágio onde a impressão 3D se encontra evoluiu bastante desde 2015, quando ele participou da fundação da Fix It. 

Agora, mais players estão no mercado, enfrentando os desafios do desenvolvimento de produtos físicos em um campo recheado de regulamentações.

As perspectivas é que, com a difusão da tecnologia, uma chave será virada e soluções em software serão mais comuns. Em relação a esse ponto, Felipe aposta que “quem quiser entrar nesse mercado, vai ter que entender, se posicionar e evoluir com essa transição”.

Diante de tantas novidades, como você e sua startup estão se preparando? Deixe o seu comentário!

Categoria: VIBEE UNIMED

Todos os direitos reservados à Unimed VTRP.